Açoriano Oriental
IPMA emite aviso amarelo para agitação marítima em sete ilhas dos Açores
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo para agitação marítima em sete ilhas dos Açores no domingo
IPMA emite aviso amarelo para agitação marítima em sete ilhas dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o IPMA, o aviso amarelo vigora no grupo oriental, ilhas de Santa Maria e São Miguel, entre as 09h00 e as 24h00, enquanto no grupo central (São Jorge, Terceira, Pico, Faial e Graciosa) mantém-se entre as 09:00 e as 18:00 também de domingo.

A delegação regional dos Açores do IPMA adianta que o aviso se deve a “uma corrente de norte/noroeste associada à circulação de uma depressão a leste/nordeste do arquipélago dos Açores”, o que “irá provocar um aumento da agitação marítima nas ilhas dos grupos central e oriental”.

De acordo com o IPMA, são previsíveis ondas que atinjam os seis metros.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores acrescenta que o eventual impacto dos efeitos deste aviso pode ser minimizado, “sobretudo através da adoção de comportamentos adequados” pelo que recomenda especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

Este serviço aconselha ainda a que não se pratiquem atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados