Investigação

Investigadores recolhem equipamento perdido

Investigadores recolhem equipamento perdido

 

Lusa / AO online   Regional   9 de Ago de 2010, 19:00

Os investigadores do Departamento de Oceanografia da Universidade dos Açores anunciaram esta segunda-feira que recuperaram um equipamento de recolha de dados que estava perdido há cerca de um ano a 200 metros de profundidade, ao largo do Faial.
O equipamento científico, que se encontrava junto ao banco submarino 'Condor', tinha sido lançado ao mar numa missão científica realizada pelo Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), tendo sido agora recuperado com a ajuda do submarino não tripulado 'Luso', que está a ser utilizado na missão oceanográfico em curso nos bancos submarinos situados ao largo dos Açores.

Ricardo Serrão Santos, director do DOP, revelou hoje que a operação de recolha do equipamento “decorreu com sucesso” e permitirá aproveitar os dados que o aparelho recolheu ao longo de mais de um ano no fundo do mar.

Segundo o investigador, o aparelho agora recuperado é um ADCP, “um equipamento relativamente caro” que mede a circulação do mar.

A utilização do 'Luso', instalado no navio hidrográfico 'Gago Coutinho', da Marinha Portuguesa, foi considerada “fundamental” para “salvar” o equipamento.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.