Açoriano Oriental
Intervenção preventiva na falésia de Rabo de Peixe
O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia acompanhou hoje de manhã, em Rabo de Peixe, o desprendimento controlado de blocos na arriba onde se situa a Rua de São Sebastião e que estavam na iminência de ruir na sequência da derrocada registada na quinta-feira.
Intervenção preventiva na falésia de Rabo de Peixe

Autor: Paula Gouveia

“Esta é uma intervenção preventiva”, afirmou Fausto Brito e Abreu, acrescentando que a operação de desprendimento de blocos, realizada por uma equipa especializada de bombeiros da Ribeira Grande e com acompanhamento técnico dos peritos da Direção Regional dos Assuntos do Mar e do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), “correu bem”, refere uma nota de imprensa do executivo açoriano.

“Esta ação cirúrgica permitiu, nesta fase, aliviar a pressão sobre uma zona da crista da arriba que, através da monitorização visual, revelava acelerada fissuração”, frisou o Secretário Regional, salientando que “foi recomendado à Câmara Municipal efetuar “um teste à rede das águas pluviais” para apurar se está a contribuir para o deslizamento de terras e pedras naquela falésia.

Brito e Abreu adiantou que a zona vai ser “vedada com gradeamentos” e que a Capitania do Porto irá colocar editais a interditar o acesso de pessoas à base de toda a falésia que é, por vezes, utilizada como zona balnear.

O Secretário Regional recordou que se trata de uma zona que continua instável, sendo, por isso, considerada “de risco”, apelando aos habitantes para que respeitem a sinalização de perigo existente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados