Açoriano Oriental
Covid-19
Insuficientes renais dos Açores questionam Governo Regional sobre vacinação

A delegação da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) dos Açores questionou o Governo Regional sobre a data prevista para a vacinação contra a covid-19 destes doentes, alegando que no continente já foram vacinados.

Insuficientes renais dos Açores questionam Governo Regional sobre vacinação

Autor: Lusa/AO Online

“A nível nacional, todos os nossos colegas que efetuam o tratamento de hemodiálise e diálise peritoneal já se encontram vacinados independentemente a sua idade”, lê-se num ofício dirigido ao diretor regional da Saúde dos Açores, a que a agência Lusa teve acesso.

As pessoas com 50 ou mais anos com insuficiência renal integram o primeiro grupo de vacinação contra a covid-19 nos Açores, mas segundo a associação, “ainda não foi vacinado qualquer um dos insuficientes renais” da região.

O plano regional de vacinação contra a covid-19 dos Açores prevê que a primeira fase decorra até abril, mas recentemente o diretor regional da Saúde admitiu que esse prazo poderá não ser cumprido, tendo em conta o ritmo a que as vacinas estão a chegar à região.

“Se não houver alteração no ritmo da chegada das vacinas, dificilmente será conseguido esse prazo para a vacinação do primeiro grupo”, disse, na terça-feira, Berto Cabral, em declarações aos jornalistas.

No ofício, a APIR pergunta quando se prevê o início da vacinação dos doentes com insuficiência renal nos Açores, indagando se serão abrangidos pelo lote de 5.875 vacinas que chegou à região no passado dia 16 de fevereiro.

“Está previsto no âmbito deste lote vacinar todos os insuficientes renais crónicos terminais que efetuam hemodiálise e diálise peritoneal”, questiona.

A associação pergunta ainda “quais as razões científicas ou técnicas que levam a Autoridade Regional de Saúde a optar pelo adiamento da sua vacinação e quando se prevê, então, que a mesma ocorra”.

Segundo a delegação regional da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, existem nos Açores 236 insuficientes renais crónicos em fase terminal, que efetuam tratamento em hemodiálise e em diálise peritoneal nas mais diversas faixas etárias.

Questionado pela Lusa, o diretor regional da Saúde dos Açores disse que os insuficientes renais “fazem parte da primeira fase de vacinação”, admitindo ainda assim que este grupo foi alargado com a introdução dos maiores de 75 anos.

Berto Cabral acrescentou que os Açores contam receber 17.500 doses de vacinas contra a covid-19 na primeira semana de março e que, “havendo condições para isso, é expectável que se consiga agendar também os insuficientes renais” nessa altura.

Segundo o diretor regional da Saúde, até domingo, estarão vacinadas nos Açores 13.500 pessoas com as duas doses da vacina e 17.406 pessoas com pelo menos uma dose.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados