Açoriano Oriental
INE divulga hoje taxa de desemprego do último trimestre e do conjunto de 2014
O INE divulga hoje a taxa de desemprego do quarto trimestre de 2014 e do conjunto do ano passado, sendo que a primeira terá aumentado ligeiramente, sem comprometer a queda superior da taxa anual, anteciparam economistas contactados pela Lusa.
INE divulga hoje taxa de desemprego do último trimestre e do conjunto de 2014

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com economistas contactados pela agência Lusa, a taxa de desemprego deverá ter subido de 13,1% verificada no terceiro trimestre de 2014 para 13,4% ou 13,5% no quarto trimestre, aumento que a economista-chefe do BPI, Paula Carvalho, justificou com “fatores sazonais”.

Os departamentos de estudos do BPI e do Montepio, bem como o Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP) da Universidade Católica, estimam que a taxa de desemprego no ano passado tenha caído para 13,9%, contra os 16,3% verificados no conjunto de 2013.

Caso esta “diminuição intensa”, como descreveu o economista do Montepio José Miguel Moreira, se confirme, a taxa de desemprego de 2014 terá ficado 0,3 pontos percentuais abaixo da estimativa do Governo, de 14,2%, segundo o Orçamento de Estado de 2015.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados