Índice dos Custos de Construção baixou 2,8% em Agosto


 

Lusa / AO online   Economia   9 de Out de 2009, 18:05

Em Agosto, o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, no Continente, baixou 2,8 por cento face ao mesmo período de 2008, aumentando em 0,6 pontos percentuais face à variação de Julho, anunciou esta sexta-feira o INE.
Em Julho essa variação homóloga havia sido de 3,4 por cento negativos.

Este comportamento reflectiu a evolução da componente Materiais, que baixou 0,9 por cento em variação homóloga (-10,3 por cento em Julho).

A outra componente (Mão-de-Obra) manteve em Agosto a taxa observada no mês anterior de 2,9 por cento.

Por tipo de construção, as taxas de variação homóloga dos índices referentes a Apartamentos e Moradias foram de descidas de 3,1 e 2,5 por cento, respectivamente, aumentando 0,7 e 0,4 pontos percentuais face às taxas observadas no mês anterior.

Por outro lado, o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação, no Continente, baixou em Agosto 1,7 por cento face ao mesmo período de 2008, inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado em Julho.

O comportamento do índice agregado resultou de um ligeiro crescimento nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve (0,2 e 01 pontos percentuais). Contrariamente, as regiões do Norte, Centro e Alentejo registaram diminuições.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.