Açoriano Oriental
Índia enfrenta vaga de calor mais mortífera dos últimos 20 anos
As autoridades de Nova Deli pediram aos hospitais da capital para tratarem com urgência as vítimas da vaga de calor que já causou 1800 mortos na Índia, sendo considerada a mais mortífera dos últimos 20 anos.
Índia enfrenta vaga de calor mais mortífera dos últimos 20 anos

Autor: Lusa/AO online

 

Centenas de pobres, essencialmente, morrem todos os anos na Índia no pico do calor do verão, mas o balanço deste ano é já duas vezes maior do que o de um ano médio, com a agravante de, segundo os especialistas, os números ficarem aquém da realidade.

A maior parte das vítimas foram registadas nos estados do sul, o de Telangana e o de Andhra Pradesh, onde os médicos dizem enfrentar nos hospitais um afluxo de vítimas de insolação e de desidratação.

Em Nova Deli as temperaturas atingiram os 45ºC.

"A prioridade nesta situação é a prevenção, assegurar que as medidas preventivas são tomadas", disse Charan Singh, um responsável do departamento de saúde pública da administração da capital.

O alto consumo de eletricidade, devido aos aparelhos de gás condicionada, leva a cortes de energia que complicam um pouco mais a vida dos habitantes da capital.

A Índia indica a existência de uma vaga de calor quando a temperatura máxima atinge os 45ºC ou quando é 5ºC superior à média dos anos anteriores.

Aguardada com impaciência, a monção é esperada no final do mês em Kerala (sul), devendo levar várias semanas antes de chegar às planícies áridas do norte.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados