Açoriano Oriental
Incumprimento no crédito das famílias e empresas desce em novembro
Os rácios de crédito vencido das famílias e das empresas baixaram ligeiramente em novembro de 2015 face ao mês anterior, o que significa uma redução do incumprimento junto da banca, revelou o Banco de Portugal (BdP).
Incumprimento no crédito das famílias e empresas desce em novembro

Autor: Lusa/AO online

"No que respeita aos indicadores de incumprimento, o rácio de crédito vencido das famílias [em novembro] situou-se em 5,2% (-0,1 pontos percentuais [p.p] face a outubro), apresentando na finalidade habitação o valor de 3,0% (análogo ao do mês anterior) e na finalidade consumo e outros fins 14,8% (-0,1 p.p. face ao mês anterior)", lê-se nas estatísticas de empréstimos concedidos pelo setor financeiro do supervisor.

Do lado das empresas, "o rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras no mês de novembro foi de 16,4%, o que representa uma redução de 0,2 p.p. face a outubro, e a percentagem de empresas com crédito vencido reduziu 0,4 p.p. em relação ao mês anterior, situando-se em 30%", informou o BdP.

Por dimensão de empresa, o rácio de crédito vencido das grandes empresas foi de 7,0% (um aumento de 0,5 p.p. face ao mês anterior), enquanto as pequenas e médias empresas apresentaram para este indicador um valor de 18,5% (uma redução de 0,3 p.p. face a outubro).

No caso das empresas privadas exportadoras, o rácio de crédito vencido foi de 6,2%, correspondendo a um aumento de 0,3 p.p. face ao registado em outubro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados