Imagem original da Virgem Peregrina sai de Fátima para ir ao Panamá em 2019

Imagem original da Virgem Peregrina sai de Fátima para ir ao Panamá em 2019

 

Lusa/AO Online   Nacional   29 de Ago de 2018, 15:54

O Santuário de Fátima anunciou esta quarta-feira que vai enviar a imagem original da Virgem Peregrina, que já deu várias voltas ao mundo, para a Jornada Mundial da Juventude que decorrerá no Panamá, em janeiro de 2019.

Segundo o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, esta imagem peregrina “é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao mundo”, mas que já não sai desde o ano 2000.

“Essa imagem foi nesse ano 2000 entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e só muito excecionalmente, em ocasiões muito importantes, é que sai”, explica.

No entanto, Carlos Cabecinhas considera que a Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá de 23 a 27 de janeiro e que contará com a presença do papa Francisco, “é um momento muito importante” e justifica a sua saída do Santuário de Fátima.

Na sua opinião, há uma “clara consciência do quão importante é para toda a Igreja esta presença dos jovens” juntos com o papa “em oração, em reflexão, em convívio, em festa”.

“Sabemos o quão devoto era de Nossa Senhora o papa João Paulo II e, por isso, muito naturalmente, quando ele criou as jornadas mundiais da juventude, deu-lhe desde início um cunho mariano”, referiu o reitor, considerando que este “era também motivo mais que suficiente” para o envio de uma imagem tão importante.

A “grande devoção dos cristãos do Panamá a Nossa Senhora de Fátima” foi também um factor decisivo para aceitar o convite do arcebispo do Panamá, José Domingo Ulloa, para a presença desta imagem na jornada de 2019.

Este encontro mundial de jovens vai realizar-se pela primeira vez na América Central, com o tema “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, que foi escolhido por Francisco.

O Panamá será a nona nação latino-americana visitada pelo papa, depois do Brasil (em 2013), Bolívia, Equador, Paraguai e Cuba (em 2015), México (em 2016) e Chile e Peru (em 2018).

Atualmente, existem 13 imagens da virgem peregrina, um número que foi simbolicamente fixado.

“A imagem n.º 1 da Virgem Peregrina do Rosário de Fátima, feita segundo indicações da Irmã Lúcia, foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu por diversas vezes o mundo”, conta o santuário.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.