Açoriano Oriental
Finanças Públicas
Ilegalidades nas pensões custaram ao Estado 1,6 ME em 2007
Cerca de 30 por cento dos reformados que em 2007 acumulavam pensões com rendimentos do trabalho estavam em situação ilegal, uma situação que fez o Estado gastar desnecessariamente 1,6 milhões de euros, segundo a Conta Geral do Estado.
Ilegalidades nas pensões custaram ao Estado 1,6 ME em 2007

Autor: Lusa / AO online
“Do total de 2 932 aposentados que, em 2007, se encontravam a exercer funções e/ou a prestar trabalho remunerado em serviços do Estado, 846 (28,8 por cento) não poderiam a priori estar naquela situação de acumulação”, diz a Conta Geral do Estado (CGE) sobre 2009, referindo-se a auditorias realizadas pela Inspecção Geral das Finanças.

De acordo com a CGE, e tendo em conta a análise feita a sete entidades públicas, o Estatuto da Aposentação não está a ser cumprido em 70 por cento dos casos “no que concerne quer à autorização, quer à redução da pensão ou do vencimento em dois terços”.

Se estas situações não ocorressem, diz o relatório, o Estado pouparia 1,6 milhões de euros.

“Caso a lei fosse cumprida e face aos valores envolvidos (2,5 milhões de euros provenientes da prestação de trabalho remunerado e 2,8 milhões de euros referentes a pensões pagas pela CGA) a poupança poderia ascender a 1,6 milhões”, diz.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados