Açoriano Oriental
Igreja Mormon doa milhares de registos açorianos a arquivos nos EUA
Milhares de registos açorianos de nascimentos, mortes, casamentos, batismos e adoções doados pela Igreja Mormon aos Arquivos Luso-Americanos Ferreira Mendes, da Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, estão agora disponíveis para consulta.

Autor: Ao/Lusa

 

"A doação aconteceu em 2012, mas só agora os conseguimos ter disponíveis para consulta, porque tivemos obras na biblioteca e tivemos de inventariar todo o material", explicou a arquivista Sónia Pacheco à agência Lusa.

No total, foram doados 307 microfilmes pela FamilySearch, a maior organização genealógica do mundo, propriedade da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o nome oficial da Igreja Mórmon. A doação incluiu ainda alguns registos governamentais e livros genealógicos.

"Estes microfilmes foram a primeira oportunidade para investigadores fora de Portugal terem acesso a estes registos, que são únicos e muito importantes", disse Sónia Pacheco, explicando que há informação de cada uma das nove ilhas, que data dos anos de 1541 a 1898, antes do registo civil se tornar obrigatório na região, em 1911.

A responsável diz que este recurso é bem vindo, uma vez que a maioria dos pedidos que chegam aos arquivos diariamente têm a ver com genealogia.

"Há muita procura por este tipo de informação e ela está, sem duvida, a aumentar. Os nossos arquivos focam-se no que aconteceu depois da imigração, mas as pessoas estão interessadas no que aconteceu antes", diz a arquivista.

Sónia Pacheco diz que nos últimos anos "as pessoas querem saber mais sobre os seus antepassados" e que os principais interessados são, normalmente, "genealogistas, com mais de 50 anos, netos ou bisnetos de açorianos e que não sabem ler ou falar português, o que dificulta a consulta da informação."

A doação foi facilitada por Michael J. Hall, vice-diretor do gabinete da genealogia do Family Search, que tem ascendência açoriana.

Nos arquivos da igreja, existem também registos da Madeira, Cabo Verde e Portugal Continental, que poderão vir a ser doados aos mesmos arquivos.

Os Arquivos Luso-Americanos Ferreira Mendes existem desde 2009 e dedicam-se a documentar a cultura portuguesa nos EUA, incentivar o estudo da experiência desta comunidade e contribuir para a preservação e promoção da sua cultura.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados