Açoriano Oriental
Hoteleiros dos Açores são dos mais otimistas para a Páscoa
Os empresários portugueses de hotelaria afirmam-se otimistas em relação ao período da Páscoa, perspetivando mais receitas totais e de alojamento do que no ano anterior, segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que refere que os hoteleiros dos Açores são os mais otimistas.
Hoteleiros dos Açores são dos mais otimistas para a Páscoa

Autor: Lusa/AO online

De acordo com o habitual inquérito realizado pela AHP aos seus associados, tendo por base as reservas já sinalizadas para o período entre 21 de março e 05 de abril, "a maioria das unidades hoteleiras deverá registar uma melhor performance quer das receitas totais e de alojamento, quer do preço médio por quarto ocupado (ARR) e do preço médio por quarto disponível (RevPar), face ao ano anterior".

Já no que respeita à taxa de ocupação por quarto (TO) e à receita de 'Food & Beverage' (F&B), a maioria dos hoteleiros espera alcançar "resultados idênticos" aos de 2014.

Do inquérito resulta ainda que Portugal e Espanha são os principais mercados emissores de hóspedes, com Portugal à frente, exceto para a Madeira (onde a Alemanha lidera) e para Lisboa (onde Espanha ocupa o 1.º lugar).

Para 25% dos inquiridos o principal canal de vendas é a página eletrónica dos estabelecimentos hoteleiros, seguido das agências/'tour' operadores (com 22% das respostas) e dos sítios de viagens na Internet (com 19%).

Analisando os dados por regiões, a Madeira e Lisboa antecipam melhores resultados nas receitas totais (63% e 62% respetivamente), enquanto relativamente à TO os hoteleiros mais otimistas são os dos Açores (50%) e os do Centro (49%) e as unidades do Alentejo são as que manifestam expectativas mais baixas: apenas 29% prevê uma melhor performance durante a Páscoa.

Segundo a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, "de uma forma geral, os hoteleiros estão otimistas no que respeita à Páscoa de 2015 mas, ao contrário do ano passado, em que previam melhorias em todos os indicadores, este ano as previsões tanto para a receita de F&B como para a TO são conservadoras".

A responsável destaca também o caso dos Açores, cujas previsões para o fim de semana são "bastante positivas, mas não tanto para o período alargado das férias da Páscoa", sendo a situação atribuída pela associação ao início dos voos de baixo custo para aquela região autónoma, a 29 de março.

Relativamente ao fim de semana da Páscoa (04 e 05 de abril), o inquérito da AHP evidencia que a maioria dos hoteleiros espera crescer ligeiramente nas receitas (exceto receitas de F&B), no ARR e RevPar, prevendo 43% dos inquiridos uma TO igual.

Neste período, os empresários dos Açores revelam-se os "mais otimistas" e os do Alentejo e Algarve "os mais estáveis", quer no que respeita à taxa de ocupação, quer ao RevPar.

O inquérito da AHP foi realizado a nível nacional entre os dias 05 e 12 de março com base nas reservas efetuadas junto dos hotéis seus associados, sendo a amostra de 31%.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados