Açoriano Oriental
Hotéis de Lisboa, Madeira e Açores com expetativas mais elevadas
Madeira e Açores são as regiões do país onde as expectativas dos hoteleiros são
Hotéis de Lisboa, Madeira e Açores com expetativas mais elevadas

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com Luís Veiga, os empresários da hotelaria estão em geral “otimistas” em relação à época da Páscoa, face ao mesmo período em 2014. Este ano, a época pascal iniciou-se no passado sábado, 21 de março, e vai-se prolongar até dia 05 de abril.

Para a região madeirense, o principal mercado deverá ser o alemão, “com um comportamento acima da média”, enquanto em Lisboa se destacam “os turistas espanhóis”, detalhou Luís Veiga, em declarações à Lusa.

Quanto aos Açores, “as expectativas muito elevadas” dos hoteleiros açorianos, especialmente em relação ao fim de semana da Páscoa, parecem estar ligadas ao início dos voos da Ryanair e da easyJet para a ilha de São Miguel, no próximo domingo.

Lembrando os resultados de um inquérito que foi recentemente realizado pela AHP junto das empresas do setor quanto às previsões para a Páscoa, Luís Veiga indicou também que os hoteleiros portugueses esperam “algum aumento das receitas totais e de alojamento”, face ao ano passado.

No entanto, quanto à taxa de ocupação prevista para as unidades hoteleiras durante este período, “não vai ser substancialmente maior” do que na Páscoa de 2014, quando andou “entre os 40 e os 50%”.

“É claro que a nível nacional há hotéis diferenciados, que conseguem bons resultados nesta época, com taxas de ocupação de 80%”, referiu também o mesmo responsável.

Questionado sobre a evolução dos preços no setor, Luís Veiga considerou que o rendimento por quarto disponível (RevPar), um dos indicadores mais importantes, “ainda não está ao nível de 2007”, até porque entretanto houve um aumento importante de camas disponíveis nos hotéis e no alojamento local (‘hostels’, apartamentos e moradias).

De acordo com os números do inquérito realizado pela AHP entre os dias 05 e 12 de março, na Madeira e em Lisboa, 63% e 62% dos empresários que responderam antecipam melhores resultados nas receitas totais desta Páscoa, face à de 2014, enquanto relativamente à taxa de ocupação os hoteleiros mais otimistas são os dos Açores (50%) e os do Centro (49%).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados