Açoriano Oriental
EUA
Hillary Clinton com delegados suficientes para nomeação democrata
A ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton conseguiu na segunda-feira o número de delegados necessários para ser confirmada como candidata do Partido Democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, segundo uma contagem de diversos media.
 Hillary Clinton com delegados suficientes para nomeação democrata

Autor: Lusa/AO Online

Depois da vitória no domingo em Porto Rico contra o senador Bernie Sanders e com os novos apoios dos “superdelegados” (que têm a liberdade de apoiar quem quiserem) arrecadados nos últimos dias, Hillary Clinton superou, segundo os cálculos da televisão NBC, os 2.383 delegados necessários para a nomeação.

Isto significa que a ex-secretária de Estado e ex-primeira dama será provavelmente nomeada candidata na convenção que os democratas realizam em julho em Filadélfia (estado da Pensilvânia) e que irá enfrentar nas eleições o candidato oficioso do Partido Republicano, Donald Trump.

“Segundo as informações, estamos perante um momento histórico, sem precedentes. Mas temos trabalho para fazer, não é? Nós ainda temos seis eleições amanhã [hoje, terça-feira] e vamos continuar a bater-nos por cada voto, sobretudo aqui na Califórnia”, disse Hillary Clinton em Long Beach, perto de Los Angeles, evitando um discurso triunfalista.

Em declarações aos jornalistas, afirmou: “Terei mais coisas a dizer amanhã à noite”.

“Os meus apoiantes são apaixonados”, afirmou, especialmente "porque pensam que ter uma mulher presidente enviará uma mensagem forte, uma messagem histórica sobre o tipo de país que somos e os nossos valores”.

“É muito comovente”, acrescentou.

Já a candidatura de Bernie Sanders, adversário de Hillary Clinton para a nomeação do Partido Democrata para as eleições presidenciais norte-americanas, contestou que a ex-secretária de Estado já tenha o apoio garantido.

“É lamentável que os meios de comunicação social, num julgamento precipitado, estejam a ignorar a declaração clara do Comité Nacional Democrata de que é errado contar os votos dos ‘superdelegados’ antes de eles realmente votarem na convenção deste verão", disse em comunicado Michael Briggs, porta-voz de Bernie Sanders.

Clinton "não tem e não vai ter o número necessário de delegados para garantir a nomeação", acrescentou, dizendo que Sanders vai procurar "convencer os superdelegados de que ele é, de longe, o mais forte candidato contra Donald Trump", do Partido Republicano.

As eleições presidenciais norte-americanas realizam-se em novembro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados