Açoriano Oriental
Guarda costeira dos EUA interceta 104 haitianos na costa da Florida

A guarda costeira dos Estados Unidos intercetou no domingo um grupo de 104 haitianos a bordo de uma embarcação improvisada e sobrelotada junto à costa do sul da Florida, indicou o serviço.

Guarda costeira dos EUA interceta 104 haitianos na costa da Florida

Autor: Lusa/AO online

Inicialmente a guarda costeira deu conta de cerca de 80 haitianos intercetados, mas hoje indicou que o grupo era de 104 pessoas, que foram detidos a 18 milhas (29 quilómetros) a leste da Baía Biscayne Baia, frente à costa da cidade de Miami.

Os haitianos, que se encontram bem de saúde, foram avistados por um “bom samaritano”, que alertou as autoridades, indicou a guarda costeira, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Na última sexta-feira, 12 haitianos descobertos numa embarcação a cerca de cinco quilómetros de Juno Beach, no sudeste da Florida, foram entregues pela guarda costeira às autoridades das Bahamas.

Desde 1 de outubro de 2020 e incluindo os referidos 104, os Estados Unidos intercetaram mais de 500 haitianos que tentavam entrar no país.

De outubro de 2019 a outubro de 2020 foram intercetados em águas norte-americanas 418 haitianos, quase metade dos 932 detidos no período homólogo anterior, segundo a EFE.

País que partilha com a República Dominicana a Ilha de São Domingos nas Caraíbas, o Haiti atravessa uma nova crise desde julho quando foi assassinado o presidente Jovenel Moise.

Em agosto ocorreu um novo terramoto no país, de magnitude 7,2, que causou perto de 2.200 mortos e mais de 12.250 feridos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados