Açoriano Oriental
Mau tempo
Grupos Central e Oriental sob aviso amarelo a partir da hora de almoço
As ilhas dos grupos central e oriental do arquipélago dos Açores estão esta terça-feira sob aviso amarelo devido a chuva, aguaceiros fortes e vento, com o Instituto de Meteorologia (IM) a prever que a situação se prolongue por todo o dia.
Grupos Central e Oriental sob aviso amarelo a partir da hora de almoço

Autor: Lusa/AO On line
De acordo com a informação disponibilizada no "site" do IM, apenas o grupo ocidental (Corvo e Flores) está sem qualquer aviso, com as restantes ilhas açorianas a apresentarem o aviso amarelo activo, o que significa situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

Todas as ilhas, no entanto, têm em comum o facto de o céu se apresentar geralmente muito nublado, com os grupos central (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) e oriental (Santa Maria e São Miguel) a estarem sob influência da chuva, que poderá ser forte, sobretudo durante a tarde.

O vento será do quadrante sul, fraco a bonançoso (05/20 km/h) nos grupos ocidental e central, enquanto no grupo oriental será de sul, bonançoso (10/20 km/h), rodando para sueste e tornando-se forte a muito forte (50/75 km/h), com rajadas que poderão atingir os 100 km/h a partir da tarde.

Relativamente ao estado do mar, será cavado em quase todos os grupos, com as ondas a chegarem aos três metros de altura.

O território continental, por sua vez, apresenta-se hoje sem qualquer aviso, com céu pouco nublado ou limpo e vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) nas terras altas.

Quanto ao estado do mar, na costa ocidental as ondas de oeste terão um a 1,5 metros de altura e a água do mar registará entre 15 a 17 graus Celsius, enquanto na costa sul serão de sudoeste, com um metro e com a temperatura da água nos 18º.

O IM alerta ainda para a existência de neblina ou nevoeiro matinal, além de uma pequena descida da temperatura máxima no interior norte e centro.

Os termómetros deverão chegar hoje aos 15º no Porto, 16º em Lisboa e Ponta Delgada, 19º em Faro e 21º no Funchal.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados