Açoriano Oriental
Caso Maddie
Grupo de amigos do casal McCann indemnizados
Os sete amigos dos pais de Madeleine McCann que passavam férias no Algarve na altura do desaparecimento da criança foram indemnizados em 480 mil euros pelos jornais do grupo Express Newspapers, foi anunciado esta quinta-feira.

Autor: Lusa/AOonline
O montante foi determinado no Tribunal Superior de Londres, onde estava em curso uma acção de difamação dos sete amigos de Kate e Gerry McCann: Jane Tanner, Russell O'Brien, Matthew e Rachael Oldfield, David e Fiona Payne e Diane Webster.

  O grupo, denominado na imprensa britânica por “Tapas Seven” por estar a jantar com o casal McCann a 03 de Maio de 2007 no complexo turístico na Praia da Luz, perto de Lagos, na noite do desaparecimento de Madeleine, já anunciou que vai doar o dinheiro (375 mil libras) para o Fundo que financia a busca pela criança.

    Esta quinta-feira também, os dois diários do grupo, o Daily Express e o Daily Star, publicam um pedido de desculpas por terem insinuado, em artigos publicados entre Julho e Dezembro do ano passado, que os amigos dos McCann poderiam ter escondido dados para prejudicar a investigação policial.

    Num depoimento lido fora do tribunal, Fiona Payne queixou-se não só dos danos pessoais, mas também dos efeitos negativos que as notícias tiveram na procura de Madeleine.

    “Este aspecto tem sido particularmente consternador de testemunhar”, lamentou.

    O grupo Express Newspapers já tinha sido obrigado a pagar uma indemnização de 550 mil libras (735 mil euros) por difamação aos pais de Madeleine, em Março deste ano, que deixaram de ser arguidos em Julho.

     O outro arguido do caso, Robert Murat, que foi também ilibado há três meses, recebeu 600 mil libras (767 mil euros) de quatro grupos de comunicação social - News International, Mirror Group Newspapers, Express Newspapers e Associated Newspapers em Julho.

    No mesmo processo, os seus dois amigos, Sergey Malinka e a então namorada Michaela Walczuch, obtiveram uma compensação dos jornais britânicos de cerca de 200 mil libras (255 mil euros) em conjunto.

  Madeleine McCann, actualmente com cinco anos, continua desaparecida.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados