Açoriano Oriental
Grupo BEL aumenta preço do leite nos Açores, mas lavoura queria mais

O grupo BEL anunciou hoje um aumento de um cêntimo por litro de leite à produção a partir de 1 de setembro, fixando-se o preço-base em 22 cêntimos, mas a lavoura dos Açores pretendia, pelo menos, três cêntimos.

Grupo BEL aumenta preço do leite nos Açores, mas lavoura queria mais

Autor: Lusa/AO Online

Uma nota de imprensa do grupo do setor dos laticínios, que possui uma unidade industrial no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, justifica o aumento com o “contexto de valorização da manteiga industrial no mercado internacional, bem como uma ligeira melhoria no valor do mercado do leite líquido em Portugal”.

A empresa vai ainda efetuar um pagamento extraordinário de 0,5 cêntimos por litro de leite durante os meses de outubro e novembro aos produtores que estão sujeitos a restrições de produção.

“Esta ação reflete o esforço da BEL em providenciar as melhores condições aos seus produtores. A verdade, é que a produção de leite na ilha de São Miguel ultrapassou largamente o consumo, tendo crescido 9,1% de 2014 para 2017, enquanto se verificou uma diminuição de 3,5% no país e um aumento de 2,4% na Europa”, explica o comunicado.

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, em declarações à agência Lusa, afirmou que a expectativa que havia era de que o aumento “fosse muito superior”, quer da parte da BEL como da Insulac.

“A desculpa das descidas tem sempre a ver com os mercados, por comparação com o preço do leite dos outros países”, referiu Jorge Rita, salvaguardando que “esta situação de subida não se realiza da mesma forma para a indústria dos Açores”.

Neste momento, a Unileite, uma cooperativa de produtores de leite da ilha de São Miguel, foi a única que ainda não anunciou o aumento do preço do leite à produção, tendo a Insulac informado do aumento de um cêntimo e a Pronicol, esta última da ilha Terceira, em dois cêntimos.

Jorge Rita disse que a subida do preço do leite foi feita de forma “reativa e tardia”, bem como de maneira “muito tímida”, dado haver uma expectativa na produção de um aumento de três cêntimos.

Para o dirigente da Federação Agrícola dos Açores, com o aumento de um cêntimo o preço do leite à produção fica a seis cêntimos do preço médio da Europa e a três do contexto nacional.

“São grandes diferenças de preços face a um produto tão bom como o leite e derivados dos Açores, saindo as expectativas dos lavradores defraudadas com este fraco aumento, embora se registe que a subida é um facto”, disse o responsável.

Jorge Rita acrescentou estar esperançado que até ao final do ano se assista a novas subidas no preço do leite à produção.

Os Açores, com 2,5% do território nacional, produzem cerca de 30% do leite do país e 50% do queijo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados