Açoriano Oriental
Grua da Praia da Vitória reparada no início de agosto
A empresa Portos dos Açores informou sexta feira que a grua que está avariada na Praia da Vitória deverá estar reparada no início de agosto e sublinhou que a situação não impede o desembarque de contentores.
Grua da Praia da Vitória reparada no início de agosto

Autor: AO/Lusa

 

A grua em causa, que está no porto da Praia da Vitória, está avariada desde 09 de julho e a sua reparação implicou que tivessem de vir da Holanda até aos Açores alguns componentes para substituir os danificados, "prevendo-se para o início de agosto a sua operacionalidade", garante a empresa, num comunicado.

"Seja como for, não corresponde à verdade que a mencionada avaria possa colocar em risco o desembarque de contentores, já que todos os navios porta-contentores que operam entre o continente e a região possuem meios de descarga próprios que, de resto, utilizam na generalidade dos portos do arquipélago dos Açores", acrescenta o comunicado da Porto dos Açores, emitido a propósito de um outro, divulgado na quinta-feira pela Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo.

A empresa ressalva que não depende da grua avariada o desembarque dos contentores, mas a sua utilização "permite, não obstante, maior rentabilidade e celeridade na operação portuária" pelo que esta situação fez com "os armadores reprogramassem a sua operação, incluindo-se aqui ajustamentos de itinerários".

A Portos dos Açores garante ainda que a sua "principal preocupação" foi "tentar que o problema fosse debelado no mais rápido prazo de tempo possível" e lamentar "os transtornos que esta situação possa estar a causar".

A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) reivindicou na quinta-feira a intervenção do Governo Regional dos Açores na operação marítima de carga, alegando que atrasos dos navios têm provocado prejuízos aos empresários da ilha Terceira.

Segundo a associação empresarial, os atrasos nos navios de contentores mantêm-se no mês de julho.

Além dos atrasos nos itinerários, a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo salientou que a única grua em funcionamento no porto da Praia da Vitória está "avariada há cerca de um mês", o que pode colocar em risco o desembarque de contentores esta semana.

"Numa época tão importante de abastecimento de mercadorias para os agentes económicos locais, é injustificável que se verifiquem estes atrasos e constantes adiamentos nos itinerários previstos", realçaram os empresários.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados