Açoriano Oriental
Greve de controladores aéreos cancelou 1.100 voos da Ryanair em junho

A transportadora aérea de baixo custo Ryanair cancelou 1.100 voos em junho, quando no ano anterior esse número tinha sido de 41, devido às greves e falta de pessoal de controladores de tráfego aéreo (ATC).

Greve de controladores aéreos cancelou 1.100 voos da Ryanair em junho

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, Kenny Jacobs, da Ryanair, precisou que “infelizmente, mais de 210 mil clientes da Ryanair viram os seus voos cancelados em junho devido a quatro fins de semana de greves e falta de pessoal da ATC na França, Reino Unido e Alemanha”.

A companhia apelou a “uma ação urgente por parte da Comissão Europeia e governos europeus para atenuar os efeitos das greves e faltas de pessoal da ATC no Reino Unido, Alemanha e França que perturbam os planos de viagem de milhões de consumidores europeus neste verão”.

Apesar de tudo, a companhia anunciou ter aumentado em 7%, na comparação homóloga, o seu tráfego em junho, para um total de 12,6 milhões de passageiros.

O tráfego anual também subiu 7%, para os 132,9 milhões de pessoas.

O presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, já tinha advertido no mês passado, que a “situação é particularmente grave durante os fins de semana", quando os controladores aéreos alemães, franceses e britânicos "utilizam como desculpa o mau tempo e eufemismos como 'restrições de capacidade’”.

“A realidade é que não há pessoal necessário para gerir o número de voos que está programado”, disse ainda.

Esta quinta-feira reúnem-se, na Bélgica, vários sindicatos europeus de tripulantes de cabine da companhia para agendarem uma greve, que deverá decorrer durante o mês de julho para exigir a aplicação das leis nacionais, e não da irlandesa.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados