Autor: Lusa/AO online
O documento parte da constatação que hoje, os ‘GAFA’ (Google, Apple, Facebook, Amazon) lucram com a exploração gratuita dos dados pessoais de cada utilizador dos seus produtos ou das suas plataformas, designadamente para propor produtos aos anunciantes publicitários, noticiou hoje a agência AFP.
Uma situação que o relatório classifica como uma “pilhagem”, que “a gratuitidade dos serviços esconde”.
Em comunicado, este grupo de reflexão propõe: “Perante esta constatação, propomos, na linha dos trabalhos de Jaron Lanier, nos EUA, que cada um fique proprietário dos seus dados pessoais”.
O GénérationLibre sugere a criação de um contrato entre as plataformas e os utilizadores, que permitiria àquelas pagar a estes em troca do uso dos seus dados.
“Se eu quiser guardar os meus dados, pago o acesso à plataforma. Se quiser vender os meus dados à Facebook, serei então remunerado em função do preço de mercado”, afirmou Gaspard Koenig, o presidente do GénérationLibre, citado no comunicado.
Esta proposta insere-se na linha das feitas pelo norte-americano Jaron Lanier, compositor, ensaísta e investigador em informática.
Em diferentes obras, Lanier defende mais vigilância perante as derivas do mundo digital e faz alertas frequentes contra o aumento das desigualdades provocado, entende, pelo progresso tecnológico.