Governo Regional anuncia ajudas de 1,5 ME a agricultores prejudicados pelo mau tempo

Governo Regional anuncia ajudas de 1,5 ME a agricultores prejudicados pelo mau tempo

 

Lusa/AO online   Regional   20 de Set de 2012, 15:24

O Governo Regional dos Açores anunciou hoje a atribuição de ajudas de 1,5 milhões de euros a agricultores cujas culturas foram prejudicadas pelas intempéries registadas nas ilhas desde o início deste ano.

Depois de uma reunião em Ponta Delgada com dirigentes da Federação Agrícola dos Açores (FAA), o secretário regional da Agricultura e Florestas precisou que as ajudas do Executivo deverão abranger cerca de mil produtores de várias ilhas do arquipélago.

Segundo Noé Rodrigues, um levantamento efetuado pelo Governo açoriano indica que foram danificadas pelo mau tempo culturas de milho, meloa, fruta, vegetais e vinhas, numa extensão de 570 hectares.

A portaria que regulamenta a concessão das ajudas vai ser publicada nos “próximos dias”, procedendo-se depois ao seu pagamento, referiu.

Numa apreciação à iniciativa do Governo Regional, o presidente da FAA, Jorge Rita, considerou estar-se perante um montante estimado “razoável”, que “vem ao encontro do pretendido” pelos produtores.

O porta-voz dos agricultores reconheceu que o diploma a publicar pelo Executivo parte de um “levantamento exaustivo e rigoroso” da situação, mas sublinhou que os apoios previstos não cobrem todos os prejuízos, assumindo-se antes como “uma ajuda”.

Jorge Rita referiu-se em particular aos danos causados pelo mau tempo nas plantações de milho, apontando os seus reflexos nas dificuldades da substituição das forragens respetivas na alimentação do gado.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.