Esta proposta faz parte da reestruturação do Serviço Regional de Saúde, apresentada esta sexta-feira pelo secretário regional da Saúde.
Segundo Luís Cabral, a gestão dos três hospitais, passará a ter um único conselho de administração.
Foi ainda proposta a implementação da consulta do dia, que permitirá coordenar a deslocação de doentes aos hospitais para avaliação por um especialista, de forma a possibilitar o atendimento no próprio dia, nos casos em que a situação clínica assim o determine e nas situações de doença aguda não urgente ou emergente.
"Pretende-se garantir que o doente possa fazer os exames complementares de diagnóstico no mesmo dia da consulta ou que duas consultas de diferentes especialidades possam ser realizadas numa única deslocação", referiu o secretário regional da Saúde.
Outra das propostas apresentadas foi a uniformização da tipologia dos centros de saúde consoante a sua capacidade de resposta, passando a existir centros de saúde básicos, centros de saúde intermédios e centros de saúde avançados, diferenciados, entre outros fatores, pelos serviços prestados, pela população que servem e pela relação com o hospital de referência.
"Neste particular assume relevância a manutenção do Centro de Saúde da Povoação como centro avançado, face aos condicionalismos no acesso ao hospital de referência, e a classificação dos centros de Saúde do Nordeste, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, como centros de saúde intermédios, com horário de atendimento permanente alargado até às 20h00", explicou.
Todas as medidas agora apresentadas foram já enviadas aos parceiros sociais e partidos políticos e serão, a partir de agora e durante um mês, alvo de discussão pública, estando prevista a sua apresentação e discussão pública em todos os concelhos da Região.
Governo propõe criação do Centro Hospitalar dos Açores
O Governo Regional dos Açores propôs esta sexta-feira a criação do Centro Hospitalar dos Açores que aglutinará os três hospitais da Região.
Autor: Ana Carvalho Melo
