Açoriano Oriental
Governo inicia estatutárias com visita à ilha Graciosa na segunda e terça-feira

O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS/PPM, desloca-se segunda e terça-feira à ilha Graciosa, naquela que constitui a sua primeira visita estatutária, estando agendada uma reunião com o presidente e os vereadores da Câmara Municipal de Santa Cruz.

Governo inicia estatutárias com visita à ilha Graciosa na segunda e terça-feira

Autor: Lusa/AOonline

O Estatuto Político-Administrativo dos Açores estabelece que o executivo açoriano deve visitar oficialmente, pelo menos uma vez por ano, as ilhas dos Açores, mas o atual Governo, liderado por José Manuel Boleiro, esteve impedido de cumprir este preceito devido à pandemia de covid-19.

Além da reunião com o presidente e vereadores da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o presidente do Governo Regional e os membros do seu gabinete vão reunir-se com os deputados regionais eleitos pelo círculo da ilha, estando agendado outro encontro com o Conselho de Administração do Centro de Saúde da Graciosa.

O programa contempla ainda uma visita e uma reunião com a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, com os presidentes de junta da Graciosa, bem como a realização do Fórum Autonómico, no Centro Cultural.

O executivo pretende no segundo e último dia da visita deslocar-se ao Porto da Barra e ao Porto da Graciosa, seguindo-se a reunião do Conselho do Governo e uma visita e reunião com a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa.

Estão também contempladas uma visita à aerogare da Graciosa, um encontro com os delegados de ilha dos serviços do Governo dos Açores, a par da avaliação dos problemas hídricos e soluções para a retenção e armazenamento de água potável.

A visita à ilha Graciosa termina com uma deslocação à obra no centro da freguesia da Luz, seguida de uma reunião com o Conselho de Ilha da Graciosa, órgão onde têm assento as forças vivas da ilha, a par dos deputados regionais.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados