Açoriano Oriental
Governo grego vai à cimeira europeia com objetivo de chegar a acordo
O ministro grego de Estado responsável pela coordenação do trabalho governamental, Alekis Flaburaris, afirmou hoje que o seu Governo irá à cimeira europeia de segunda-feira com o objetivo de chegar a um acordo com as instituições.
Governo grego vai à cimeira europeia com objetivo de chegar a acordo

Autor: Lusa / AO online

 

“A cimeira é positiva. É nesse contexto que procuramos levar a discussão ao nível mais alto”, disse Flaburaris em declarações à estação de televisão privada Mega.

Alekis Flaburaris destacou que na segunda-feira “pode não haver acordo, desde logo, mas isso não significará a saída" do euro.

O ministro grego fez referência a uma nova proposta que o Governo grego estará a preparar e adiantou que, durante a tarde de hoje, poderá haver uma conversa telefónica entre o primeiro-ministro Alexis Tsipras, e o presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, como preparação do encontro europeu.

O governante reiterou que o pacto entre a Grécia e as chamadas instituições (CE, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) deve incluir necessariamente a restruturação da divida e a flexibilização fiscal.

Questionado sobre o que fará o Governo grego se as negociações não chegarem a bom termo, Flaburari apontou que o primeiro-ministro deverá consultar o povo grego através de um referendo.

O ministro grego realçou, contudo, que haverá sempre espaço para um acordo, mas precisou que, uma possível saída da Grécia “custará mais aos europeus do que aos gregos, porque os gregos já aprenderam a viver em condições difíceis”.

Alexis Tsipras chega hoje a Atenas depois de uma viagem de dois dias a São Petersburgo, na Rússia, onde assistiu a um fórum económico.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados