Governo enaltece "valiosos contributos" de português Joaquim Campina na Argentina


 

Lusa/Ao online   Nacional   15 de Ago de 2018, 11:42

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, enalteceu esta terça feira "os valiosos contributos junto da comunidade portuguesa na Argentina" de Joaquim Coelho Campina, falecido no sábado, em Buenos Aires.

Em nota enviada à agência Lusa, José Luís Carneiro destacou a intervenção de Joaquim Coelho Campina "tanto nas áreas associativa, social e cultural, como também no desenvolvimento de atividades destinadas a captar os jovens" da comunidade portuguesa na Argentina.

"Foi com grande pesar que tomei conhecimento da notícia do falecimento do senhor Joaquim Cesariano Coelho Campina, nascido em Tavira em 1933, um dos emigrantes portugueses mais conhecidos na Argentina, para onde emigrou aos 13 anos de idade, nomeadamente pelo seu longo percurso dedicado ao associativismo e aos seus compatriotas", referiu o governante.

O membro do Governo considerou que foi uma "perda irreparável para a comunidade portuguesa" naquele país sul-africano o falecimento do fundador do Jornal Português, na Argentina, em 1992, "entre outros órgãos de comunicação social, junto dos quais desenvolveu uma intensa atividade de dinamização".

Joaquim Coelho Campina desempenhou os cargos de presidente do Clube Português de Buenos Aires (entidade que celebra o centenário em outubro) e de presidente da associação do Conselho das Comunidades Portuguesas da República Argentina.

"Desempenhou os cargos com uma dedicação e empenho ímpares", observou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, realçando que Joaquim Coelho Campina foi também eleito conselheiro das comunidades portuguesas, em 1997, e membro da direção do Hospital Português em Buenos Aires, de 1995 a 1998.

José Luís Carneiro declarou que prestou "tributo ao empenho, determinação, altruísmo e à dedicação do senhor Joaquim Cesariano Coelho Campina na promoção de importantes valores, que tanto contribuíram para a aproximação dos seus concidadãos na Argentina, como para o enaltecimento de Portugal no estrangeiro".

Numa publicação na rede social Facebook, José Cesário, ex-secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, lembrou que Joaquim Coelho Campina "era uma das principais figuras" da comunidade portuguesa na Argentina.

"Algarvio de nascimento, afirmou-se como um verdadeiro cidadão do mundo, com passagens por Lisboa, Venezuela e, finalmente, a Argentina. Conheci-o como Conselheiro das Comunidades Portuguesas. Todos perdemos um amigo e Portugal perde mais um dos seus autênticos e genuínos 'embaixadores', sublinhou.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.