Açoriano Oriental
Governo dos Açores vai adquirir 3.000 computadores e mil 'tablets'

A Secretaria Regional da Educação dos Açores abriu um concurso público para aquisição de 3.028 computadores portáteis e mil 'tablets' para o sistema educativo do arquipélago, num investimento de 710 mil euros.

Governo dos Açores vai adquirir 3.000 computadores e mil 'tablets'

Autor: Lusa/AO Online

O concurso insere-se num lote de investimento de cerca de seis milhões de euros para a aquisição de novos equipamentos, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Citada em nota de imprensa, a secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, refere que "este é um processo exigente, quer do ponto de vista administrativo, quer pedagógico, mas que se traduz numa mais-valia porque proporciona aprendizagens mais significativas em ambientes mais cativantes para os alunos”.

O Governo dos Açores já tinha anunciado, em abril, a abertura de concursos públicos para aquisição de painéis interativos e para a aquisição de equipamentos de robótica e de realidade virtual, no âmbito do PRR.

As escolas dos Açores já tinham iniciado este ano letivo com mais quatro mil computadores e mil 'tablets', “mais do que duplicando o número de equipamentos existentes”, segundo o executivo açoriano.

“A aquisição de computadores e de ‘tablets’ continuará a ocorrer até 2025, totalizando 20 mil novos equipamentos nas unidades orgânicas do sistema educativo regional”, lembra Sofia Ribeiro.

Ainda segundo a secretária Regional da Educação, o ensino nos Açores está a promover a transição dos manuais escolares para o digital, num processo que arranca em pleno no próximo ano letivo e envolve cerca de cinco mil alunos.

Sofia Ribeiro referiu ainda que o projeto abrange os alunos dos 5.º e 8.º anos de escolaridade e está orçado em 2,5 milhões de euros, beneficiando de verbas do PRR.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.