Açoriano Oriental
Governo dos Açores pronto para "frutuosa" cooperação com representante da República

O presidente do Governo dos Açores desejou esta sexta feira “motivação para o desempenho” a Pedro Catarino, que vai ser reconduzido nas funções de representante da República na região, estando disponível para uma “frutuosa colaboração”.

Governo dos Açores pronto para "frutuosa" cooperação com representante da República

Autor: Lusa /AO Online

José Manuel Boleiro, à margem de uma audiência no palácio de Sant’Ana, declarou aos jornalistas que deseja ao representante da República para os Açores as “maiores felicidades e motivação para o desempenho do cargo”, havendo “total empenho por parte do Governo Regional para uma frutuosa cooperação, que nesta curta vida deste décimo terceiro Governo tem sido impecável”.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai renovar os mandatos dos representantes da República nos Açores, o embaixador Pedro Catarino, e na Madeira, o juiz conselheiro Ireneu Barreto, disse hoje à Lusa fonte de Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa tinha agendada para hoje uma deslocação às duas regiões autónomas, para se reunir com os representantes da República, presidentes dos governos e dos parlamentos regionais, mas que foi adiada devido às condições de vento na Madeira.

Questionado pelos jornalistas, o chefe do executivo açoriano e líder do PSD/Açores considerou que “uma coisa é a configuração constitucional relativamente à presença do Estado na integralidade territorial e o valor dos órgãos de governo próprio em autonomia política nas regiões autónomas”, que é “inequívoca por parte do PSD e consensual por parte dos partidos com assento parlamentar, e que tem a ver com um progressivo aumento de competências e poderes dos órgãos de governo próprio e a futura extinção do cargo”.

“Uma coisa diferente é a existência constitucional do cargo, a importância de estar preenchido, a funcionar e a cooperar bem com os órgãos de governo próprio e, desde logo, o reconhecimento e a estima pessoal que tenho pelo embaixador Pedro Catarino”, afirmou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados