Açoriano Oriental
Governo dos Açores prevê início de obra de 4 ME no hospital da Horta ainda este ano

O concurso para a obra de remodelação do bloco A do Hospital da Horta, nos Açores, orçada em quatro milhões de euros, deve ser lançado em agosto para que as obras comecem este ano.

Governo dos Açores prevê início de obra de 4 ME no hospital da Horta ainda este ano

Autor: Lusa/AO Online

“Estamos a falar de um investimento de cerca de três milhões e meio de euros, sem IVA, o que quer dizer que vamos chegar a quatro milhões de euros, só com essa parte, para além de cerca de meio milhão de euros que estão a ser investidos nos acessos ao Hospital da Horta”, assinalou o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, citado num comunicado.

O governante frisou, por outro lado, “a importância dos recursos humanos e defendeu a sua valorização laboral”.

“Nesse sentido, recordou os acordos já alcançados com enfermeiros e farmacêuticos e afirmou que estão em negociação outros acordos com os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, bem como com outras classes”, descreve o executivo regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

De acordo com Clélio Meneses, “há um esforço enorme no sentido de dar a dignidade remuneratória e de carreira aos profissionais de saúde”.

O governante falava na ilha do Faial, onde assinou, com o Conselho de Administração do Hospital da Horta, um contrato de investimento, no valor de 430.312 euros, destinado a financiar a aquisição de dois novos equipamentos de Raio-X.

Adquiridos em 2005, os atuais equipamentos das duas salas de Raio-X da Unidade de Saúde do Faial sofrem de avarias constantes e estão descontinuados desde 2017, descreve-se no comunicado.

Os novos equipamentos são um Multiton RAX sem fluoroscopia (raio-X normal e politraumatizados), e um Luminos dRF com fluoroscopia (obtenção de imagens em tempo real, em movimento).

Clélio Meneses sublinhou a importância do investimento nos novos equipamentos e reiterou a intenção de dotar o Hospital da Horta de condições dignas de operacionalidade.

“Este investimento integra-se na política do Governo Regional relativamente à saúde que visa dotá-la de recursos humanos, técnicos e equipamentos adequados às necessidades dos açorianos e que dão dignidade a este sector que tem uma enorme relevância”, afirmou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados