Açoriano Oriental
Governo dos Açores lança concurso para apoiar publicações cientificas
O Governo dos Açores vai abrir um concurso público para apoiar publicações científicas, até 15 mil euros, uma medida que visa fomentar a publicação de trabalhos de investigadores da região, foi hoje anunciado.
Governo dos Açores lança concurso para apoiar publicações cientificas

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, citado numa nota do Governo Regional, a medida "pretende fomentar a publicação de trabalhos dos investigadores da Região em revistas científicas”, salientando a importância de “divulgar a ciência produzida nos Açores a nível internacional”.

Fausto Brito e Abreu falava após uma visita ao recém-criado Centro de Estudos Humanísticos (CEHu), uma nova unidade de investigação da Universidade dos Açores que congrega várias áreas das ciências humanas.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou que o concurso abrange publicações de investigadores integrados na academia açoriana e em organismos de investigação científica do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, no âmbito da publicação de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica.

“Em ciência, o número de publicações e o tipo de revista onde saem os artigos [científicos] é extraordinariamente importante para os cientistas, individualmente, e para a avaliação dos centros de investigação”, sublinhou o governante.

Segundo o executivo açoriano, as candidaturas decorrem até 16 de setembro de 2016, através do endereço eletrónico https://idia.azores.gov.pt.

Cada candidatura tem direito a um apoio máximo de 800 euros por artigo.

Fausto Brito e Abreu disse, ainda, que o Governo Regional quer estimular o número de publicações, o que permite aos investigadores "autonomizarem-se e terem acesso facilitado a outras fontes de financiamento fora da Região, seja a nível nacional ou europeu”.

Sobre o Centro de Estudos Humanísticos que hoje visitou, o secretário regional da Ciência considerou que "poderá trazer um novo impulso ao desenvolvimento das ciências humanas” nos Açores.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados