Açoriano Oriental
Governo dos Açores inicia na quarta-feira visita estatutária ao Pico
O Governo dos Açores começa na quarta-feira a visita estatutária ao Pico, a segunda maior ilha do arquipélago e onde se situa o ponto mais alto de Portugal, com 2.351 metros de altitude.
Governo dos Açores inicia na quarta-feira visita estatutária ao Pico

Autor: Lusa/AO Online

 

A deslocação ao Pico, a última desta legislatura, cumpre o Estatuto Político-Administrativo da região, segundo o qual o executivo regional deve visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano e que o Conselho do Governo reúna na ilha visitada.

Nesta ilha, cuja paisagem da cultura da vinha é Património Mundial, os membros do Governo Regional, presidido por Vasco Cordeiro, têm agendadas, entre outras iniciativas, várias inaugurações, e visitas a obras e instituições, além de reuniões com diversas entidades, do ensino à saúde, do comércio e indústria à pesca e agricultura, e os habituais encontros com o conselho de ilha e com a população.

Os conselhos de ilha são um organismo consultivo que integra autarcas e representantes dos sindicatos, associações empresariais e outras entidades ligadas ao ambiente, pescas ou agricultura.

A chegada do executivo açoriano ao aeroporto do Pico está prevista para as 18:35 de quarta-feira (mais uma hora em Lisboa) e, logo depois, Vasco Cordeiro vai inaugurar um lar residencial para deficientes da Misericórdia da Madalena, seguindo-se a reunião com o Conselho de Ilha do Pico, na escola básica e secundária deste concelho.

Ainda na Madalena, mas na quinta-feira de manhã, Vasco Cordeiro inaugura no centro de saúde a plataforma “ECG Management System”, na qual os ecocardiogramas feitos na região são guardados, podendo ser consultados por qualquer médico do serviço público de saúde dos Açores.

Já em São Roque do Pico, o presidente do Governo Regional preside à assinatura do termo de aceitação do projeto de incentivos para reestruturação da fábrica da LactoPico e, de seguida, tem uma reunião com os agricultores da ilha e entidades ligadas ao setor.

De tarde, nas Lajes do Pico, o chefe do executivo preside à assinatura do protocolo de financiamento com a corporação local para ampliação do quartel de bombeiros e inaugura uma unidade de turismo rural.

Às 18:00 deste dia, na escola básica e secundária da Madalena, o executivo regional recebe a população da ilha e, pelas 21:30, realiza-se a reunião do Conselho de Governo.

No último dia da visita estatutária ao Pico, na sexta-feira, Vasco Cordeiro vai estar na apresentação do projeto de ampliação e beneficiação do centro de apoio ao idoso da Misericórdia da Madalena, reunindo-se também com a Associação de Armadores da Pesca Artesanal e pescadores, e inaugura, ainda, a creche e centro de atividades de tempos livres da Misericórdia de São Roque do Pico.

A ilha do Pico, no grupo central do arquipélago, com quase 450 quilómetros quadrados, é a segunda maior em área dos Açores, depois de São Miguel, e tem cerca de 14.200 habitantes.

É uma das ilhas do designado "Triângulo", formado também pelo Faial e São Jorge.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados