Açoriano Oriental
Governo diz que já foram lançadas 74% das obras públicas previstas
O Governo dos Açores disse que já foram lançadas 74,4% das obras previstas na Carta Regional das Obras Públicas (CROP), em resposta a acusações do líder regional do CDS-PP.
Governo diz que já foram lançadas 74% das obras públicas previstas

Autor: Lusa/AO online

"Até ao momento, foram lançadas 297 empreitadas, ou seja, 74,4% do total dos procedimentos previstos, no valor global de 356 milhões e 487 mil euros, tendo sido já adjudicadas 266 empreitadas, ou seja, 89,6% do total dos procedimentos lançados, no valor global de 284 milhões e 671 mil euros", salientou a Secretaria Regional do Turismo e Transportes, numa nota de imprensa.

A reação da tutela surgiu depois de o líder do CDS-PP/Açores, Artur Lima, ter dito que apenas 15% da CROP já teria sido executada, à margem de uma reunião com a direção da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores (CCIA), em Angra do Heroísmo.

"Há obras que estavam previstas na CROP que foram adjudicadas e só passados dois anos é que se começaram a executar. A CROP foi uma coisa fantasmagórica para os empresários, com uma série de promessas. Dos 600 milhões de euros previstos, o Governo apenas executou 90 milhões, ou seja, 15%. Como é que se pode dar confiança à economia com programas destes", questionou Artur Lima.

A secretaria regional, que tutela as obras públicas na região, confirma que das empreitadas adjudicadas foram pagos 91,7 milhões de euros, mas alega que esses valores serão superiores no final de 2016, uma vez que "falta contabilizar toda a execução contratual e financeira do segundo semestre do corrente ano".

Segundo a tutela, a CROP prevê 399 procedimentos e um investimento global de 559 milhões de euros no período compreendido entre 2013 e 2020 e "está ser executada nos termos nela previstos".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados