Açoriano Oriental
Covid-19
Governo dos Açores descarta "nesta fase" transportar estudantes do continente

O presidente do Governo dos Açores descartou "nesta fase" definir uma "operação especial" de transporte para a região de estudantes açorianos no continente, destacando os apoios dados aos jovens no âmbito da pandemia de Covid-19.

Governo dos Açores descarta "nesta fase" transportar estudantes do continente

Autor: Lusa/AO Online

"A parte em que não há concordância [entre o executivo e os alunos] é a definição de uma operação especial de transporte. Entendemos que isso não deve ser feito pelo menos nesta fase", sublinhou Vasco Cordeiro, falando em conferência de imprensa em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Com essa posição do executivo açoriano em mente, prosseguiu, foi criado um "conjunto de mecanismos de apoio", de forma a "poder ajudar o melhor possível estas situações".

Um grupo de estudantes açorianos deslocados no continente apelou na quarta-feira ao Presidente da República para que desenvolva “todos os esforços” no sentido de regressarem às suas casas, nas diferentes ilhas dos Açores.

Vasco Cordeiro lembrou que a TAP ainda opera para São Miguel e para a Terceira, mas quem chega a essas ilhas tem de cumprir obrigatoriamente quarentena de 14 dias numa unidade hoteleira.

A Juventude Social-Democrata (JSD) dos Açores tem chamado a atenção em concreto para o problema dos alunos de outras ilhas que não São Miguel ou Terceira, e que precisariam de um outro voo interilhas para chegarem à sua ilha, numa altura em que a operação da SATA está parada, excetuando casos urgentes ou de transporte de carga.

A 8 de abril, o Governo Regional dos Açores recomendou aos estudantes açorianos deslocados no continente que permaneçam onde estão, mas disponibilizou apoios ao alojamento e alimentação para situações de carência económica.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados