Açoriano Oriental
Governo dos Açores defende prioridade da educação como via para o sucesso

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, declarou que não se pode deixar de dar prioridade à educação como o “principal lastro” para vencer no futuro.



Autor: Susete Rodrigues/Lusa/AO Online

José Manuel Bolieiro considerou que a “definição estratégica das responsabilidades políticas, de comunidade, não podem deixar de priorizar a educação como o principal lastro de um futuro de aperfeiçoamento e que corresponda ao ‘cliché’ que todos defendem na sua vida pessoal, familiar e também comunitária: que hoje seja melhor do que ontem e que amanhã seja bem melhor”.

O líder do executivo açoriano falava na inauguração da empreitada de remodelação e ampliação da Escola EB1/JI de São Pedro - que inclui a construção do novo Pavilhão Municipal Carlos SIlveira - em Ponta Delgada, tendo salvaguardado que “é com o processo educativo e com as condições que se dá ao ensino e à aprendizagem” que se pode alcançar aquele objetivo.

De acordo com José Manuel Bolieiro, ao que já foi feito deve-se “juntar a ambição e esperança de muito e melhor fazer” com a qualificação dos cidadãos.

Bolieiro considerou que o conjunto de equipamentos que surgiram nos últimos anos, como a melhoria da Carta Escolar de Ponta Delgada, “pode-se oferecer aos alunos e alunas, aos professores melhores condições para o sucesso educativo”, que se atinge “também com melhores meios, melhores recursos e integração de todos os autores do processo educativo”.

O presidente do Governo dos Açores destacou que se pode “otimizar” as instalações do estabelecimento para que a comunidade de São Pedro também beneficie dos mesmos, como por exemplo do pavilhão desportivo criado.

Por seu turno, Maria José Duarte, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, afirmou que quer a obra de ampliação e beneficiação da Escola EB1/JI de São Pedro, quer a construção do novo Pavilhão Municipal Carlos Silveira, “são dois equipamentos públicos de inegável qualidade que respondem às necessidades atuais e futuras da nossa comunidade”, disse citada em nota.

A autarca acrescentou que “a Escola de São Pedro - com uma ocupação prevista de 432 alunos, sendo a lotação estimada de 24 alunos por sala, num total de 18 salas de aula - é o resultado do investimento da autarquia na renovação do seu parque escolar, com a convicção da importância desta aposta para o sucesso educativo das crianças e para a confiança dos pais e encarregados de educação nos estabelecimentos de ensino do concelho de Ponta Delgada”.

O Pavilhão Municipal Carlos Silveira é um equipamento desportivo que “vem colmatar uma lacuna na oferta de recintos para a prática de modalidades de pavilhão no concelho de Ponta Delgada”. Tem uma área de jogo de 1056 metros quadrados e está equipado com os mais modernos materiais e os mais avançados equipamentos, seguindo as normas internacionais fixadas para a prática de hóquei em patins, andebol, futsal, basquetebol ou voleibol, explica a nota da autarquia.

O projeto do arquiteto Luís Almeida e Sousa foi adjudicado à Marques S.A., e dotou o edifício com 18 salas de aulas, sendo quatro delas destinadas ao ensino pré-escolar e as restantes para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, cada uma com capacidade para 24 alunos.

A intervenção manteve o edifício existente, do "Plano dos Centenários", mas construiu novos edifícios, articulados entre si, dotando a escola de uma capacidade para 432 alunos.

Refira-se que a obra de ampliação e beneficiação da Escola EB1/JI de São Pedro, inclui a construção do novo Pavilhão Municipal Carlos Silveira, num investimento total de 4 milhões e 500 mil euros, dos quais cerca de 2 milhões e 300 mil euros é de comparticipação comunitária



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados