Açoriano Oriental
Governo dos Açores apoia salvaguarda de património baleeiro em mais de 107 mil euros

O Governo dos Açores atribuiu mais de 107 mil euros em apoios a 23 entidades na área do património baleeiro, de acordo com contratos publicados, esta segunda-feira, em Jornal Oficial.

Governo dos Açores apoia salvaguarda de património baleeiro em mais de 107 mil euros

Autor: Susete Rodrigues/AO Online


Estes apoios destinam-se a suportar os custos com a execução de trabalhos de manutenção, reparação, recuperação e ou motorização de 49 embarcações de instituições e particulares das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Flores, adianta nota do executivo.



Os apoios, de acordo com o despacho do secretário regional da Educação e Cultura, contemplam ainda três projetos de formação nas artes de velejar e remar em botes baleeiros e de aquisição de meios de salvamento.



No despacho assinado por Avelino Meneses, para além do cumprimento da legislação e regulamentação regional sobre esta matéria, salienta-se a "relevância” que tem para a "identidade cultural açoriana" o património ligado à caça à baleia.



A diretora regional da Cultura, Susana Costa, foi, segundo o mesmo despacho, autorizada, por delegação, a subscrever os necessários contratos de financiamento com as diferentes entidades.
   

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados