Açoriano Oriental
Governo dos Açores anuncia obra na Santa Casa da Graciosa no valor de 700 mil euros
O presidente do Governo dos Açores afirmou que vai ser lançado o concurso público da obra de beneficiação da zona de refeições da Santa Casa de Santa Cruz da Graciosa, no valor de 700 mil euros.
Governo dos Açores anuncia obra na Santa Casa da Graciosa no valor de 700 mil euros

Autor: Lusa/AO Online

 

“Se é certo que o Governo tem um papel de financiamento destas instituições, esta parceria que se estabelece com as IPPS, nomeadamente as santas casas da misericórdia, é fundamental”, declarou Vasco Cordeiro aos jornalistas, no âmbito da sua deslocação a um lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, onde revelou que o concurso público será aberto dentro de um mês.

O líder do governo açoriano, que está a partir de hoje e até quarta-feira em visita oficial à Graciosa, concretizou que o volume de investimento em causa contempla a componente de obras e equipamento, indo servir o lar de idosos da instituição, mas também o serviço domiciliário e a creche.

O chefe do executivo dos Açores realçou o “importante papel” e o contributo que a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, bem como outras instituições particulares de solidariedade social dos Açores, prestam no sentido de construir uma verdadeira rede de solidariedade social na região que dê resposta aos problemas dos idosos e outras pessoas em situação de maior fragilidade.

Afirmando-se consciente da importância das parcerias com as IPSS, o chefe do executivo abordou o seu novo modelo de financiamento que, no caso Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, afirmou ter resultado num aumento de verbas de 150 mil euros para um milhão de euros.

Vasco Cordeiro declarou que, no âmbito das infraestruturas, foram feitos investimentos em várias instituições, no caso concreto do lar de idosos, bem como em outras valências da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, como uma creche, centro de atividades ocupacionais e serviço domiciliário.

Este fator, segundo Vasco Cordeiro, torna a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz num “parceiro importantíssimo” na concretização da política de solidariedade social.

O presidente do Governo disse que desde 2012, tendo em conta obras concluídas e outras que vão entrar em breve numa fase de contratação pública, o executivo já disponibilizou três milhões de euros em investimentos.

Vasco Cordeiro exemplificou com a creche e jardim-de-infância, a par da intervenção que será desenvolvida na zona das cozinhas da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz.

O Governo dos Açores, de acordo com o seu presidente, concretiza através do financiamento e parcerias com as IPSS, uma região melhor e mais coesa, dando-se condições para que todos os açorianos, independentemente da ilha onde residem, possam a ter acesso a serviços essenciais para a sua qualidade de vida.

No âmbito de outra ocasião integrada na sua visita à ilha Graciosa, nomeadamente a atribuição de apoios à recuperação e reabilitação de habitação degradada, cujo apoio ascendeu a cerca de 115 mil euros, Vasco Cordeiro referiu que o executivo já ultrapassou os 700 mil euros na melhoria de condições de habitação na presente legislatura.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados