Açoriano Oriental
Governo dos Açores alerta para importância da vacinação contra o sarampo
O Governo Regional dos Açores alertou hoje para a importância da vacinação contra o sarampo, cujo Plano Regional de Vacinação recomenda duas doses por pessoa, informando que até ao momento "não há registo" de casos no arquipélago.
Governo dos Açores alerta para importância da vacinação contra o sarampo

Autor: Lusa/AO Online

 

“A vacinação é a principal medida de prevenção, é gratuita e está disponível para todas as pessoas presentes em Portugal”, refere em comunicado a Direção Regional da Saúde, acrescentando que o Programa Regional da Vacinação recomenda a tomada de doses aos 12 meses e aos cinco anos.

Em Portugal, desde janeiro de 2017 e até à data, foram registados 21 casos confirmados de sarampo pelo Instituto Ricardo Jorge, havendo outros casos ainda em investigação.

Um surto de sarampo tem afetado desde o início do ano vários países europeus, devido à existência de comunidades não vacinadas.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, geralmente benigna, mas que pode desencadear complicações e até ser fatal.

Fonte da Secretaria Regional da Saúde garantiu à agência Lusa que “até ao momento não há registo de nenhum caso nos Açores”.

“Não há razões para temer uma epidemia de grande magnitude, uma vez que a larga maioria das pessoas está protegida, porque foi vacinada ou teve anteriormente a doença”, sustenta ainda o comunicado assinado pela diretora regional da Saúde, Tânia Cortez.

De qualquer modo, a responsável explica que a doença pode “eventualmente” surgir em pessoas vacinadas, “mas com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso”.

O comunicado adianta que a Direção Regional da Saúde em articulação com a Direção-Geral da Saúde “continua a acompanhar a evolução das iniciativas que visam controlar o problema”.

Em Lisboa há uma jovem de 17 anos com sarampo internada nos cuidados intensivos do hospital Dona Estefânia, que se encontra ventilada, sob sedação e o seu estado clínico é instável.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados