Açoriano Oriental
Governo definiu regras para atribuição de apoio aos produtores de leite
As normas de atribuição de ajuda aos produtores de leite nos Açores, que se aplicam aos que possuem quantidades de referência individuais afetas a explorações agrícolas no arquipélago, entram hoje em vigor.
Governo definiu regras para atribuição de apoio aos produtores de leite

Autor: Lusa/AO Online

O montante do prémio, segundo uma portaria do secretário regional da Agricultura, resulta da multiplicação da quantidade de referência disponível a 31 de março do ano de apresentação do pedido, expressa em toneladas, por 35 euros.

Podem beneficiar desta ajuda os produtores de leite que detenham quantidades de referência disponíveis a 31 de março e, durante a campanha leiteira de referência, tenham estado ativos e possuam fêmeas bovinas adultas.

Os produtores que beneficiarem deste prémio têm de cumprir os requisitos legais de gestão nas áreas do ambiente, saúde pública, sanidade animal, fitossanidade e bem-estar dos animais, obrigando-se ainda a manter as terras das suas explorações em boas condições agrícolas e ambientais.

Nos termos da portaria, os prémios aos produtores de leite serão pagos no período entre 01 de dezembro do ano de candidatura e 30 de junho do ano seguinte.

Os dados oficiais indicam que existem cerca de 3 500 produtores de leite nos Açores, onde se produz mais de um quarto do total nacional.

Em 2009, a produção de leite açoriana atingiu 541 milhões de litros, o que representa um aumento de 4,8 por cento relativamente ao ano anterior.

As ilhas de S. Miguel (340 milhões de litros) e da Terceira (129 milhões de litros) dominam a produção de leite no arquipélago.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados