Açoriano Oriental
Internet
Google assegura que serviço Street View é legal
A Google afirmou esta quarta-feira que o serviço Street View é legal em Portugal e garante que tem tecnologia que permite desfocar automaticamente rostos e matrículas de carros, reagindo à proibição da Comissão de Protecção de Dados.

Autor: Lusa / AO online
"O Street View já provou ser uma ferramenta útil e popular junto dos portugueses e é legal em Portugal”, refere a empresa numa nota enviada à agência Lusa, adiantando que já notificou as autoridades portuguesas relevantes de que iria regressar a Portugal para continuar a recolher imagens.

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) proibiu este motor de busca de recolher imagens em Portugal para o serviço Street View por considerar que não está garantido o anonimato de pessoas e veículos.

A Google garante que esse anonimato está assegurado embora reconheça que o sistema pode ocasionalmente falhar.

“A Google utiliza tecnologia para desfocagem automática das caras e matrículas dos carros. Apesar de poder falhar, ocasionalmente, nalgum rosto ou matrícula automóvel a tecnologia utilizada desfoca a maioria das imagens e revela-se uma ferramenta eficaz”, refere a empresa.

Relativamente aos casos em que um rosto ou matrícula de carro surja sem desfocagem, adianta a Google, qualquer pessoa pode utilizar a opção “reportar um problema” à empresa.

O Google anunciou esta semana ter voltado a registar fotograficamente as ruas portuguesas para o serviço Street View, mas a CNPD acha que não estão ainda reunidos os requisitos legais necessários para a publicação on-line das imagens.

A porta-voz da CNPD, Clara Guerra, explicou à Lusa que numa reunião entre a comissão e o Google, a empresa deu garantias de que as imagens de pessoas e de matrículas de veículos disponibilizadas no serviço não permitiriam a sua identificação.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados