Autor: Lusa / AO online
Actualmente existem cerca de 80 campos a nível nacional, dos quais cerca de 40 se situam no Algarve, cerca de 30 campos na zona de Lisboa e os restantes no Norte do país, disse à agência Lusa fonte do Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG).
De acordo com a mesma fonte, estão em construção mais cinco campos de golfe, que estarão operacionais dentro de dois anos.
Segundo vários estudos realizados, o golfe é um dos mercados com grande potencial - mobiliza mais de um milhão de turistas europeus por ano - e tem um gasto médio elevado de cerca de 260 euros por dia e por pessoa.
Os peritos e profissionais do sector turístico estimam que o mercado do “golf travel” cresça a um ritmo de sete por cento ao ano, projectando assim uma duplicação do volume do mercado, para dois milhões de viagens, em 10 anos.
O Turismo de Portugal considera no seu plano estratégico para 2007-2015 que Portugal se apresente “como um destino de golfe muito bem posicionado no ranking europeu”.
Os dados mais recentes do organismo público referem que o golfe criou em Portugal um mercado que gera 1,8 mil milhões de euros de receitas por ano, mobiliza cerca de 300 mil jogadores por ano, 1,4 milhões de voltas e 1,1 milhões de dormidas.
Ao contrário de outros produtos turísticos, o golfe induz, ao longo de todo o ano, volumes muito consideráveis de receitas na hotelaria, na restauração e animação turística, sendo um importante produto de combate à sazonalidade.
Os principais mercados emissores de turistas de golfe para Portugal são o Reino Unido, a Alemanha, a Irlanda, a Holanda e a Escandinávia.