Açoriano Oriental
GNR cumpre quinta fase da operação Hermes de sexta-feira a domingo
A Guarda Nacional Republicana vai realizar, de sexta-feira a domingo, a quinta fase da operação Hermes
GNR cumpre quinta fase da operação Hermes de sexta-feira a domingo

Autor: Lusa/AO Online

 

A operação destina-se a garantir a segurança dos veraneantes nos itinerários que estes utilizam de e para os locais de férias, refere um comunicado da força militar, na qual aconselha os automobilistas a consultarem toda a informação sobre o estado das vias antes de iniciarem viagem, devido a eventuais constrangimentos decorrentes dos incêndios que se registam em Portugal.

Para se inteirarem do estado das vias, os automobilistas dispõem de informação na linha SOS Trânsito, com o número telefónico 808 201 855, ou na página oficial da GNR no Facebook, com o endereço www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana, acrescenta a nota.

No caso de os automobilistas se depararem com cortes nas vias rodoviárias, a GNR aconselha-os a procurarem alternativas até aos locais de destino ou, caso não existam alternativas, a não iniciarem a viagem até que estejam ultrapassados todos os constrangimentos.

Recomenda-os ainda a viajar munidos de todos os bens de primeira necessidade, sobretudo quando transportam crianças, a respeitar todas as indicações dadas pelas autoridades e a serem pacientes caso fiquem retidos no trânsito.

A GNR aconselha igualmente os automobilistas a realizarem pausas regulares, de pelo menos 15 minutos, a cada duas horas de condução, a não ingerirem bebidas alcoólicas, a cumprirem os limites de velocidade, a utilizarem os cintos de segurança em todos os lugares do veículo, a especial atenção ao transporte de crianças, sempre com uso de cadeira, e à não utilização de telemóvel durante condução.

No balanço da primeira fase da operação Hermes, que decorreu no primeiro fim de semana de julho, registaram-se sete mortos, mais quatro do que no mesmo período de 2015, 25 feridos em estado grave (menos um) e 170 pessoas com ferimentos ligeiros (menos 51), em 530 acidentes (menos 21), segundo os números da GNR então divulgados.

Na segunda fase, de 15 a 17 de julho, a GNR disse ter registado 620 acidentes, dois mortos e 18 feridos graves. Em relação à mesma fase da operação, em 2015, a guarda registou mais 30 acidentes, menos seis mortos e o mesmo número de feridos.

Na terceira fase da operação, no primeiro fim de semana deste mês, a GNR registou um total de quatro mortos, o mesmo número do que foi verificado no mesmo período do ano passado, 631 acidentes (menos 60), de que resultaram 13 feridos graves (menos seis) e 251 feridos ligeiros (mais três).

A quarta fase, que decorreu de 12 a 15 de agosto, registou um total de três mortos, menos três que no mesmo período do ano passado, embora se tenham registado 926 acidentes, mais 30 do que no ano passado, com 26 feridos graves, mais nove do que no mesmo período de 2015, e 327 feridos ligeiros (mais 31).

A quinta e última fase da operação Hermes – Viajar em Segurança 2016 encerra no próximo domingo.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados