Açoriano Oriental
GM anuncia produção de primeira bateria para automóvel eléctrico
A General Motors (GM) deu mais um passo para o lançamento do automóvel eléctrico Volt, ao anunciar a produção da primeira bateria avançada de iões de lítio numa fábrica norte-americana.

Autor: Lusa / AO online
O Chevrolet Volt, que funciona exclusivamente através de energia eléctrica, deverá começar a ser produzido em finais de 2010 e a GM acredita que a sua tecnologia lhe vai valer a liderança mundial no sector.

O presidente da construtora automóvel, Ed Whitacre, afirmou, em comunicado, que "este é um marco importante para a General Motors e um passo crítico na hora de levar o Chevrolet Volt para o mercado".

A bateria foi produzida na fábrica de montagem de baterias de Brownstown, em que a GM já investiu 43 milhões de dólares (cerca de 30 milhões de euros) para converter aquela unidade na primeira infra-estrutura norte-americana especializada na produção de baterias avançadas para veículos.

As primeiras baterias produzidas em Brownstown vão ser enviadas para o laboratório de Sistemas Globais de Baterias da GM em Warren, onde serão submetidas a testes para validar a equipa e os processos de produção.

Na primavera, as baterias serão enviadas para a unidade produtiva de Detroit-Hamtramck, onde será fabricado o Volt, um automóvel eléctrico que poderá percorrer 64 quilómetros utilizando apenas a carga das suas baterias.

O automóvel vai contar também com um pequeno motor de combustão para gerar electricidade e evitar a descarga das baterias, podendo ser recarregado através de uma tomada eléctrica doméstica.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados