Açoriano Oriental
Gaudêncio pede demissão de presidente da associação de municípios
O presidente da Câmara da Ribeira Grande pediu a demissão do responsável da Associação de Municípios de São Miguel (AMISM), alegando existir "uma nebulosa" em todo o processo de construção de uma incineradora na ilha.
Gaudêncio pede demissão de presidente da associação de municípios

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

"Alguém que procura não criar consensos, julgo que não tem hipóteses para liderar um processo que se quer pacífico e, de preferência, com unanimidade em toda a ilha", afirmou o presidente do município, o social-democrata Alexandre Gaudêncio.

Numa conferência de imprensa para explicar a posição da Câmara da Ribeira Grande, o autarca frisou que "há uma nebulosa" em todo o processo de construção da incineradora de resíduos na maior ilha açoriana, declarando que "está mais do que na hora de debater este assunto de uma forma séria e responsável e com todos os intervenientes", e "sem conflitos pessoais".

Alexandre Gaudêncio salientou ter sido alvo de "ataques pessoais" por parte do presidente da AMISM, o socialista Ricardo Rodrigues, que lidera a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, e considerou que deveria haver "um pedido de desculpas público".

"Quando se ataca pessoalmente um colega e um membro da AMISM, julgo que está tudo dito e, nestes pressupostos, o dr. Ricardo Rodrigues não tem condições para continuar à frente da AMISM", sustentou, referindo que aquele, a semana passada na RTP/Açores, o acusou de "ingénuo" e de "cata-vento".

O autarca da Ribeira Grande adiantou que vai aproveitar a próxima reunião ordinária da AMISM para apresentar os argumentos para a demissão de Ricardo Rodrigues, considerando que este "já não tem capacidades para continuar a dirigir os destinos" da associação.

Em dezembro de 2016, a Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel aprovou, por unanimidade, avançar com a construção de uma incineradora de resíduos, orçada em mais de 60 milhões de euros.

Em janeiro último, o movimento "Salvar a ilha contra a incineração em São Miguel" defendeu a suspensão do concurso público para a construção da central de resíduos.

Na conferência de imprensa de hoje, o autarca da Ribeira Grande disse que após a reunião de dezembro "saiu unanimidade" e que "as coisas estariam sanadas", "havendo cedências de ambas as partes" neste processo.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo disse que "responderá depois de se inteirar das declarações feitas" pelo autarca da Ribeira Grande.

Entretanto, o Bloco de Esquerda anunciou que quer ter acesso a todos os documentos da AMISM sobre a incineração, pelo que vai solicitar à associação "o envio do estudo comparativo entre as várias soluções de gestão de resíduos que esteve na base da opção pela incineração para São Miguel, bem como outros documentos relativos a este processo".

Nos Açores já existe uma incineradora em funcionamento, na ilha Terceira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados