Açoriano Oriental
Cimeira
G20 só vai dar mais uma foto dos líderes mundiais
O próximo encontro do G20, no Canadá, vai produzir apenas mais uma tradicional foto dos líderes mundiais perfilados, segundo especialistas brasileiros.
G20 só vai dar mais uma foto dos líderes mundiais

Autor: Lusa / AO online

A falta de um consenso sobre as medidas necessárias para evitar a repetição de crises económicas globais impedirá que o G20, grupo de países mais ricos e principais emergentes, tome uma decisão conjunta, dizem os analistas.

 

“O encontro vai ser bom para tirar fotos, não para coordenar uma política macroeconómica mundial porque os interesses são muito distintos”, disse à Lusa o professor de Economia da Universidade de São Paulo (USP), Simão Silber.

 

De um lado, os europeus defendem uma austeridade fiscal para conter défices e uma taxação bancária, medida criticada pelos países emergentes, que querem maior participação no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

"Os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e os Estados Unidos acham que é preciso retomar o crescimento com investimento, enquanto a Europa acha que tem que ter ajuste fiscal", resumiu recentemente o presidente do Brasil, Lula da Silva.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados