Açoriano Oriental
Furacão 'Alex' passa a tempestade tropical
O furacão 'Alex' passou a tempestade tropical após ter atravessado o arquipélago dos Açores, disse fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Autor: Lusa/AO online

“O furacão ‘Alex’ já passou a tempestade tropical e já se encontra a norte da Terceira. Passou mais a leste do que estava previsto, mais ou menos a 20/30 quilómetros a leste da Terceira”, afirmou à agência Lusa a meteorologista Elsa Vieira, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), perto das 14:30 locais (mais uma hora em Lisboa).

De acordo com a especialista, “agora a situação irá melhorando, mesmo em termos de precipitação e de vento, à medida que a tempestade se for deslocando mais para norte”, perdendo intensidade nessa deslocação.

Elsa Vieira indicou que “foi registado no aeroporto de Ponta Delgada, por volta das 11:00/12:00, um vento médio de 80 quilómetros por hora com rajadas de 109 [quilómetros/hora]”.

“Em termos de precipitação, [registaram-se] 34 litros por metro quadrado também em São Miguel”, acrescentou.

A meteorologista explicou que a parte mais ativa do sistema furacão passou no mar, mas não dispunha de dados relativos à agitação marítima.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados