Açoriano Oriental
Furacão Alex mantém características apesar de algum enfraquecimento
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que o furacão Alex mantém as características previstas para a sua passagem nos Açores, apesar de apresentar indícios "de algum enfraquecimento na sua estrutura".
Furacão Alex mantém características apesar de algum enfraquecimento

Autor: Lusa/AO online

 

Um comunicado disponível na página do Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA informa que, de acordo com o centro de Furacões de Miami (EUA), o centro do furacão ‘Alex’ encontrava-se às 2:00 "a cerca de 445 quilómetros a su-sueste do Faial, dirigindo-se para norte com uma velocidade de cerca de 35 km/h, o que implica a sua passagem sobre as ilhas do grupo central dos Açores durante a manhã”.

“Muito embora haja indícios de algum enfraquecimento na sua estrutura, o ‘Alex’ deverá manter no essencial as características inicialmente previstas durante a sua passagem nos Açores”, esclarece o IPMA, observando que se mantém a previsão de precipitação forte, ventos com rajadas que podem atingir os 160 km/h e ondas com altura máxima de 18 metros” neste grupo, constituído pelas ilhas da Graciosa, Faial, Pico, São Jorge e Terceira.

O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) “será afetado com menos intensidade, com ventos com rajadas na ordem dos 130 km/h, ondas que podem ultrapassar os nove metros e precipitação forte”, adianta o mesmo comunicado, acrescentando que “ao longo da tarde deverá verificar-se uma melhoria do estado do tempo nas ilhas dos referidos grupos”.

De acordo com a meteorologista Fernanda Carvalho, da delegação regional dos Açores do IPMA, “este enfraquecimento não é relevante para as condições do tempo durante a passagem do furacão nos Açores, uma vez que deverá manter as características da categoria 1”.

“Em termos de rajada, temos assistido gradualmente a um aumento da intensidade do vento e, neste momento, perto dos 80 km/hora, sendo que a precipitação, de uma maneira geral, está a ser contínua em todas as estações meteorológicas do grupo oriental e algumas estações do grupo central”, declarou a meteorologista pelas 3:15.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados