Açoriano Oriental
Incêndios
Fundo da Santa Casa apoiou mais de 11.500 crianças no início do ano letivo

Mais de 11.500 crianças residentes em freguesias afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 foram apoiadas no início do ano letivo com um total superior a 2,5 milhões de euros, revelou este sábado a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).


Autor: Lusa/Ao online

O apoio decorreu através do Fundo Recomeçar, com um orçamento global de quase quatro milhões e quinhentos mil euros, lançado pela Santa Casa para apoiar crianças e jovens das zonas afetadas pelos incêndios de outubro do ano passado.

A primeira medida do programa está concluída através do apoio financeiro a crianças e jovens de agregados beneficiários de abono de família pelo 1.º escalão, informou a SCML.

“No total, foram abrangidas 11.500 crianças e jovens, de 50 concelhos, correspondentes a 10 distritos, num valor total de 2.515.920,00 euros”, salientou a SCML, realçando que cada criança recebeu 220 euros durante o mês de setembro, para ajuda familiar com as despesas escolares do início do ano letivo.

A segunda medida do programa pretende apoiar o associativismo jovem, através da ajuda financeira a associações que promovam o desenvolvimento das zonas e da população afetadas pelos incêndios, e tem uma verba total disponível de um milhão de euros.

De acordo com a SCML, “está neste momento em curso” a análise das candidaturas a este apoio.

A terceira medida pretende apoiar iniciativas de entidades públicas e privadas para a prevenção e recuperação das zonas afetadas pelos incêndios, prevendo-se a abertura de candidaturas ainda durante este mês.

O Recomeçar é um fundo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para apoiar financeiramente, direta ou indiretamente, as crianças e jovens residentes nas freguesias atingidas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro de 2017, com um orçamento de quase quatro milhões e quinhentos mil euros (4.464.812 euros).

O Fundo é constituído pelas receitas dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais do Estado, atribuídos à SCML, vendidos na semana de 16 a 24 de dezembro de 2017.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados