Fundador e vocalista dos Jefferson Airplane morreu aos 76 anos


 

Lusa/Ao online   Cultura e Social   29 de Set de 2018, 12:07

O fundador e vocalista dos Jefferson Airplane, Marty Balin, morreu na quinta-feira, aos 76 anos, em Tampa, Florida, nos Estados Unidos, disse na sexta-feira o porta-voz Ryan Romenesko.

Balin fundou os Jefferson Airplane em 1965 e em apenas dois anos foi responsável por criar uma vaga nacional que chegou a rivalizar com a influência dos Beatles e ajudou a inspirar o álbum "Sgt. Pepper" da banda britânica.

Os Jefferson Airplane marcaram o início de uma era para os artistas de San Francisco, como Grateful Dead e Janis Joplin, muitos dos quais atuaram no Matrix, um salão de baile que Balin ajudou a dirigir.

O 'San Francisco Sound', um 'movimento' que remetia para uma mistura psicodélica de blues, folk, rock e jazz, era a expressão musical do estilo de vida 'hippie' emergente.

Em meados da década de 1970, quando os Airplane se reagruparam sob o nome de Jefferson Starship, Balin, que chegou a abandonar o grupo, cantou em sucessos como "Miracles" (que ele co-escreveu), "With Your Love" e "Count On Me". Mais tarde, a solo, registou sucessos como "Hearts" e "Atlanta Lady".

Os Jefferson Airplane passaram a constar do "Rock and Roll Hall of Fame" em 1996 e duas das músicas do álbum "Summer of Love" são estão entre as melhores 500 de sempre, segundo a revista Rolling Stone.




Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.