Açoriano Oriental
Fundação Faialense vai ser homenageada no Dia da Cidade

A Fundação Faialense, que no passado dia 27 de abril comemorou os 50 anos de atividade, vai ser uma das instituições homenageadas no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, segundo revelou José Leonardo Silva, presidente da Câmara Municipal da Horta que esteve presente nas cerimónias comemorativas dos 50 anos da fundação nos Estados Unidos da América.

Fundação Faialense vai ser homenageada no Dia da Cidade

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Na ocasião e citado em nota de imprensa, o autarca referiu que “a Fundação Faialense tem desempenhado um grande papel de união, de preservação da nossa cultura e de apoio às várias gerações de faialenses e açorianos que aqui residem. Mas também tem tido a preocupação de nunca esquecer a sua terra e ainda mais do que isso, em apoiar a formação de inúmeras gerações de faialenses, através de bolsas de estudo, pelo que este ano, faço questão de propor à Câmara Municipal da Horta a Fundação Faialense para ser homenageada enquanto instituição de referência na vida desta comunidade e na ligação que tem sempre preservado com a sua ilha”.


José Leonardo Silva recordou ainda a ligação existente entre a cidade de New Bedford e a cidade da Horta, uma “ligação histórica que tem sido reforçada cada vez mais através das várias iniciativas que têm sido promovidas através das instituições da comunidade como o Museu de New Bedford e dos nossos vários embaixadores na comunidade”.


Para o presidente da Câmara da Horta, “hoje em dia, a formação e o conhecimento são na realidade um dos maiores trunfos que podemos ter em termos de mercado de trabalho e no contributo que podemos dar ao desenvolvimento local e por isso, esta componente solidária da Fundação Faialense é de enaltecer. A Horta pertence à rede internacional de cidades educadoras, realiza, por isso, um forte investimento na distribuição de cerca de 50 bolsas de estudo durante 10 meses do ano para estudos superiores, e premeia os melhores alunos dentro de cada ciclo de ensino através de bolsas de mérito”.


O autarca faialense considera ainda que “o Faial tem dado um grande salto em termos de desenvolvimento, com um conjunto de investimentos que estão a nascer ou em vias de ser concluídos”, destacando o Centro de Acolhimento Empresarial e a Frente Mar à cidade da Horta.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados