Açoriano Oriental
Fundação Benfica financia construção de escola na ilha do Fogo
A Fundação Benfica manifestou disponibilidade para financiar a construção de uma escola no povoado que será construído para acolher os deslocados da erupção vulcânica do Fogo, um projeto de mais de 30 milhões de euros.
Fundação Benfica financia construção de escola na ilha do Fogo

Autor: AOnline/LUSA

A informação foi avançada aos jornalistas pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, que no sábado participou na apresentação do plano detalhado para o novo assentamento.

O novo empreendimento, que ficará situado na localidade de Achada Furna, município de Santa Catarina, prevê a construção de 167 habitações e vários equipamentos, incluindo uma estação para tratamento e reutilização de águas residuais e um parque eólico, num investimento estimado de mais de 30 milhões de euros.

Segundo o primeiro-ministro, a primeira fase de construção do empreendimento deverá arrancar no primeiro trimestre deste ano, estimando que esteja concluído dentro de dois anos e meio.

Em declarações aos jornalistas, José Maria Neves apontou como a "prioridade das prioridades" a mobilização de recursos para a construção das 167 casas, dos arruamentos, de igrejas, escolas e outros equipamentos sociais.

José Maria Neves adiantou que decorre atualmente a mobilização de recursos para o projeto junto da comunidade internacional e que, neste âmbito, a Fundação Benfica se disponibilizou para financiar a construção de uma escola.

O terreno onde ficará localizado o novo assentamento é privado e a negociação com os proprietários decorrerá no próximo mês, segundo José Maria Neves.

Além do assentamento, o plano mais vasto de reconstrução do Fogo após a erupção vulcânica de 2014, que deixou sem casa 1.500 pessoas, prevê ainda a construção, dentro de Chã das Caldeiras, de uma adega e da sede administrativa do Parque Natural do Fogo, a recuperação da única estrada de acesso à caldeira e a construção de uma via alternativa e a ampliação do aeródromo de São Filipe, principal cidade da ilha do Fogo.

José Maria Neves, que visitou Chã das Caldeiras, anunciou que governo está estudar a atribuição de compensações pelas perdas aos desalojados, adiantando que em breve esta questão será discutida com as populações.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados